Entrelaçando on-line e off-line = práticas de escrita e reescrita em comunidades da rede social Orkut



Trabalho

Ano: 2012

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Lingua Materna

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Instituto de Estudos da Linguagem

Programa: Mestrado em Linguística Aplicada

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Miranda, Flávia Danielle Sordi Silva

Orientador: Raquel Salek Fiad


Assunto: Producao escrita,Orkut (Redes de relacionamentos na Internet),Escolas,Exame vestibular,Dialogismo,Writing production,Orkut (Relationship network in Internet),School,College entrance requirements,Dialogism


Resumo: Resumo: Neste trabalho, analiso enunciados publicados em fóruns on-line de quatro comunidades virtuais da rede social Orkut, a fim de investigar práticas letradas no meio digital e suas relações com/para contextos off-line, em especial, formados pelas instituições escolares. Para tanto, faço uso de metodologia qualitativa, de cunho etnográfico em que os registros foram gerados em navegações na Internet e abarcam o período de janeiro a dezembro de 2010, compondo um total de 499 enunciados selecionados. Com base nas concepções enunciativas sócio-históricas, de dialogismo e sobre os gêneros discursivos de Bakhtin, assumo que todo enunciado é elo de uma cadeia complexa formada por outros enunciados com os quais dialoga em uma atitude responsiva. Logo, não adoto posição taxativa que considere on-line e off-line como mundos separados e incomunicáveis. Pelo contrário, acredito em sua interconexão e continuidade, sendo essencial conjugar, portanto, alguns pressupostos ligados ao(s) letramento(s) e aos gêneros digitais, visto que o corpus foi formado por meio da web. Na busca por compreender os processos de produção escrita que se davam nos fóruns examinados, percebi que a publicação, correção e composição de textos no ambiente Orkut eram feitas como forma de treinamento para exames vestibulares, bem como concursos e tarefas escolares em sua maioria. Dessa forma, constatei que os gêneros produzidos em supremacia pelos internautas eram os mesmos praticados no Ensino Médio e que os principais critérios com que os textos eram analisados também eram similares aos empregados por professores, destacando-se a reescrita como estratégia fundamental. Por um lado, a retomada de práticas do letramento escolar no meio digital pôde evidenciar tanto o embricamento entre on-line e off-line, quanto lacunas no currículo escolar e a necessidade de repensar suas práticas mediante os multiletramentos colocados em foco, sobretudo, pelas novas tecnologias digitais. Por outro lado, pude identificar como as práticas de escrita na rede são favoráveis ao ensino-aprendizagem da escrita em função do maior número de pares que os orkuteiros têm, bem como devido ao fato de que, ao escreverem no computador, podem visualizar suas atividades, elaborando reflexões e percepções mais claras sobre o processo de escrever em uma meta-análise de suas produções escritas. Além disso, verifiquei como ideias sobre atividades de escrita carregadas pelos orkuteiros entrelaçavam-se a concepções de sujeitos que circulam ou já circularam na sociedade, revelando o dialogismo como (rica) propriedade da linguagem


Abstract: Abstract: This research aims at examining published statements in on-line forums in four on-line Orkuts communities in which topics permeate the writing or rewriting of texts, in order to observe the peculiarities of literacy practices that circulate in the digital, as well as analyzing their connections with off-line and schools. It is a kind of qualitative research situated in the field of Applied Linguistics studies and ethnography. The registers were generated from a corpus formed by access of the Internet during the year of 2010. According to socio-historic Bakhtins notion of dialogism and discursive genre, I believe that all statements are links in a complex discursive chain formed to other statements with which they dialog in a responsive way. This research doesnt take on-line and off-line like separated worlds, otherwise I believe that there is interconnection and continuity between them. This work is also based on studies on the literacy and digital literacy considering that the corpus was constructed in the web. In the study I realize that the textual production on Orkut was a kind of train for students tests in examinations in general. The analysis of the orkuteiros texts pointed out that the majority produced genres were the same that ones produced in High School as well as the way to make the corrections was similar to the teachers action, in this way rewriting the text is the principal strategy. On this side, resume scholar practices on digital media shows the relation between on-line and off-line, as well as gaps in the scholar curriculum. Its time of thinking about scholar practices in relation with the multiliteracies on focus, especially, for the new digital technologies. On the other hand, I could identify how practices of writing on the network are good for the teachinglearning of writing in the light of the highest number of peer the people who use Orkut have. When they write in a computer they can display their activities drawing up reflections and perceptions about the writining process in a meta-analysis of their writing productions. Moreover this work examined the concepts of writing and language expressed by the members in the social network and in the society, indicating the dialogism like (rich) feature of language,\$aLingua Materna


Referência: MIRANDA, Flávia Danielle Sordi Silva. Entrelaçando on-line e off-line = práticas de escrita e reescrita em comunidades da rede social Orkut. 2012. 168 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em:

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